12 de janeiro de 2011

A arte é soberana e está acima de qualquer outra coisa



A arte é a mais intensa manifestação crítica do interior humano. Tivemos ao longo de nossa existência várias eras artísticas. Através dela conseguimos descobrir como vivíamos antes de aprender a registrar nossos feitos, cultura, mitos, crenças, vida, sentimentos e outras emoções ou acontecimentos.


No mundo ocidental a arte sacra imperou por séculos. No oriente por milênios. Não importa se são povos primitivos ou desenvolvidos.

Todos temos a angustia interior que nos mata lenta e diariamente há milhares de anos e precisa sair para equilibrar a vida. A arte nos trás o alivio necessário para manter a sanidade e continuar a entender a vida. Nós seres humanos não cabemos dentro de nós e é a arte que nos liberta, nela expomos nossos sentimentos, criticas e tudo mais que incomoda ou que simplesmente nos dá prazer. Não existe a arte melhor ou pior, a chata ou a agradável. Existe a manifestação do interior humano que está em toda produção artística e na alma do artista. Os que buscam na arte a justificativa para o consumo desenfreado ou mesmo um instrumento de manipulação de poder precisa desaprender a viver e retomar sua jornada com mais amor e generosidade.

Nenhum comentário: