Recebi um e-mail de um amigo, me fornecendo o que ele chamou de "curriculo vitae" da futura candidata a presidência do Brasil. Eis minha resposta.
Zé,
Pelo menos a moça teve coragem de defender seus ideais. A coitadinha, na época, acreditava que uma revolução resolveria os problemas do país.
Como as revoluções nunca resolveram nada. Mudaram apenas as moscas. Ela agora é a mosca da vez. Porque a "coisa" continua a mesma, com as mesmas práticas escrotas, com a mesma sede de poder para se dar bem, com o mesmo intuito de enganar a massa de insignificantes que forma a sociedade brasileira. Quando não é analfabeta da escrita, é analfabeta política (Brecht falou isso na idade média). Quem nasce e vive num país que tem tudo e pode tudo e permite que as moscas da vez destinem o seu cotidiano em beneficio apenas dos interesses pessoais delas. É pobre, é.... Não sei como adjetivar essa gente (me incluo). Elas insistem em manter um modelo econômico neoliberal que vem provando ser ineficaz para todas as classes sociais. Isto no mundo inteiro. Os pobres ficam mais pobres e os ricos mais ricos. Aí o pobre quebra, porque os ricos lhe tomaram tudo, começou nos USA, quando por força da ganância, os pobres não conseguiram pagar suas casas. Devolveram todas. Continuou pelo resto do mundo quando os pobres não tinham mais dinheiro para consumir o que os ricos produziam. Na maioria das vezes coisas inúteis que se apresentam saborosamente embaladas e vendendo uma necessidade fundamental para sobrevivência. É verdade. Apenas as necessidades fundamentais para sobrevivência das moscas da vez. Sim porque as moscas estão aqui e do lado de lá também. O modelo dos ricos ficarem mais ricos faliu. Os bancos do mundo inteiro estão cheio de dinheiro das moscas da vez, a sábia vida mostrou a elas que a banda toca diferente e que os valores econômicos atuais estão fora do tom. Temos que achar o nosso caminho e este será o caminho do mundo. Precisamos rever nossos conceitos e valores humanos. Às vezes me pergunto. Uma sociedade primitiva, os índios no interior da Amazônia, tem uma relação humana muito mais evoluída do que a nossa que está a milhares de anos à frente no quesito tecnologia. Onde e quando foi que nos perdemos? Os índios quando se aproximam da sociedade urbana, absorvem só o que ela tem de pior. Levam para aldeia e acabam se dizimando. Um suicídio social coletivo. Os que conseguem perceber lutam contra. Nós os “desenvolvidos” não buscamos o entendimento desta sabedoria. Não há esforço nenhum para aprender com quem não leu a bíblia. O que elas querem é mais um elemento de consumo. Sim, no modelo das moscas, seres humanos são elementos de consumo. A mentalidade social corporativa trabalha para o final dos modelos sociais em grupo. Uma pessoa, um individuo, dá mais lucro do que 4 pessoas ou uma família. Gasta mais no todo. Esta é a matemática, quando multiplicada por bilhões de habitantes, aquele dólar é muito significativo e estamos caindo na armadilha sem perceber.
Quando se trata de ganhar um dinheirinho a gente se pega quebrando os princípios da nossa retórica e justificando a necessidade de garantir o futuro. Garantir o futuro de quem? O seu? Que provavelmente passou da metade da vida. De seus filhos o que mais precisam é entender esta nefasta lógica para ter força e conhecimento para combatê-la. Quando a gente acata a ela, matamos o futuro. Sim o futuro. O futuro dos bisnetos dos nossos bisnetos. E por quê? Será por egoísmo? Ignorância? Fraqueza? É um pouco de tudo isso. Mas no fundo é por cultura. Esta cultura que a mosca da vez vem impondo a milhares de anos e quando nascemos ela estava pronta e a gente nem se preocupa com ela. Mas o mundo quebrou. Os ricos precisam ficar mais ricos, mas sem os pobres ficarem tão pobres para poder pagar suas casas e comprarem toda aquela necessidade fundamental para sobrevivência. O andar da carruagem nos leva para coisa alguma e em direção a lugar nenhum. Será este o futuro dos bisnetos dos nossos bisnetos?
Resta lutar pelos nossos ideais. Mesmo fraquejando de vez enquanto e virando a mosca da vez. Carrego comigo o grito: Consciência as moscas!!!!!!

Nenhum comentário:
Postar um comentário