2 de julho de 2010

De volta as viagens

Bem, após uma parada, longa é bem verdade, retorno a contar histórias de viagens e de vida.
Eu o Brasil e a minha moto.
Agora estou em Vila Velha, Espirito Santo, vim rever uns amigos, relembrar uns tempos que andei por aqui. Confesso que me impressionei com que vi.
A cidade está transformada. Enorme, cheia de espigões. Quando sai daqui, lá pelos anos 80 quase 90, Coqueiral de Itaparica, tinha apenas um conjunto de prédios, ao fundo. Hoje é uma exposição de espigões, com arquitetura moderna.
No fundo isso me entristece. Este modelo de Sociedade Vertical está fadada ao fracasso. A falta de qualidade de vida, a violência e a todas as mazelas negativas de um grande centro estão ali reunidos.
Me pergunto se o tratamento de esgoto também foi planejado como foram a aparência dos prédios. Quero acreditar que sim.
Numa área de 800 mestros quadrados é para viver 3 no máximo, muito máximo, 4 famílias e os caras colocam para viver algo entorno de 120. Não pode dar certo. O que fazer? Só me resta protestar.
Mas as praias continuam lindas, o povo continua amistoso e receptivo. O estado é maravilhoso.
Cheguei a noitinha, tinha passado a pouco o por do sol, passei pela orla e vi um monte de motos paradas, como se fosse um encontro. Resolvi parar. Ali fiquei até o inicio da madrugada, num papo animado e divertido. Conheci um monte de gente que gosta de moto, vento na cara e liberdade de ir e vir.
Ri muito, quando soube que o encontro era para comemorar o velório do Marcelo. O cara estava lá. No dia anterior tinham dado a notícia que ele tinha morrido num acidente. Houve uma comoção entre os amigos, até se descobrir que não foi ele o Marcelo que faleceu. A turma se juntou e fez o velório do cara com um belo churrasco. Até pensei em ficar para a missa de sétimo dia, programada para a próxima quarta feira. Mas tenho de estar em Brasília no sábado. Depois do jogo(BrasilxHolanda) parto para seguir minha jornada.
No caminho do Rio para Vitória, é bom ter um cuidado dobrado com os irresponsáveis de plantão. Os caras ultrapasssam em faixa dupla e jogam o carro na sua cara, uns ainda piscam os faróis como se estivesse se desculpando. Mas não deixa de ser irresponsável apesar da educação.
A estrada está boa e em alguns trechos falta sinalização mas no geral está tranquila.

Nenhum comentário: