10 de julho de 2010

A nossa essência é pura e justa

A evolução vem vagarosamente, levamos mais de sete milhões de anos para evoluir quase nada. Demos um salto tecnológico em duzentos anos.
Economicamente continuamos a concentrar riquezas. Nossos valores ainda são muito materiais e excessivamente egoístas. Socialmente melhoramos em que? Onde? Criando filhos no abandono do lar, à mercê da televisão e dos viciantes jogos de computador? É para os meninos aprenderem a ser solitários e inseguros desde pequenos? E assim a gente tem mais tempo para perder, mais tempo ganhando aquilo que nós nem precisamos?
A tecnologia que veio para nos dar tempo nos escraviza e nos tira o foco da vida com a qualidade que desejamos e que sonhamos. Isto é real.
O modelo imposto por quem chegou bem antes continua prevalecendo. Ganhar cada vez mais para gastar cada vez mais, em coisas cada vez menos importante para a gente ser feliz. Investimos na sobra e naquilo que não usamos e mesmo assim vamos tentando evoluir. Mentindo para nós, assim: Ter uma TV em cada cômodo da casa é fundamental para nossa felicidade. Assim, a gente não precisa ver a família e os amigos, (que às vezes são uns chatos) nem mesmo sentar para jantar ou almoçar juntos e nos conhecer um pouco mais. A gente muda todo dia. Prá que?
Eu tenho a TV, o computador e meus grandes amigos virtuais que eu nunca nem toquei ou ao menos os vi. Agora tenho um celular também, para ampliar a solidão nas minhas relações através das mídias sociais.
O que deixaremos para as gerações futuras? O consumo inútil? Ter o que não se precisa? Agindo assim a gente se sente mais poderoso, imbatível e impune?
As gerações terão a sagrada violência? Aquela mostrada na mídia, para vender jornais, revistas, telejornais, sites de informações e notícias com requintes de crueldade. O ser humano é mau por instinto?
Deixaremos solidão e mentiras de uma nova vida? Felicidade sem ser feliz? Saúde sendo doentes?
Não creio que será esse o nosso futuro. Porque com tudo isso, a nossa essência é pura e justa. Continuaremos evoluindo e aos poucos entenderemos que precisamos desconstruir o nosso mundinho feito por quem chegou bem antes da gente. Eles acreditavam que esta revolução era tudo de bom. Tá tudo errado. E o certo? Não sabemos o que é, ainda.
Os grandes pensadores da atualidade estão entendendo que o socialismo e o capitalismo morreram, que precisamos de outro modelo e ele começa pela educação igual para todos. Talvez assim cheguemos a nirvana utópica de Marx, ou outro modelito de mundo mais feliz.
Tô nessa busca!

2 comentários:

Anônimo disse...

Suas previsões são horríveis!

Anônimo disse...

Suas previsões são horríveis!